Bogolan, também conhecido como bogolanfini, é um têxtil africano, natural do Mali. Bogolanfini é uma palavra oriunda da povo Bamana que descreve a técnica de tingimento do têxtil:
Os usos tradicionais do tecido refletem aspectos importantes da organização social Bamana. As túnicas de Bogolan são usadas por caçadores, um grupo altamente respeitado e poderoso para quem os tons de terra do bogolan servem como camuflagem, ritual de proteção, bem como um emblema imediatamente reconhecível de sua ocupação. O pano também está presente em eventos importantes da vida da mulher. Os invólucros de Bogolan são usados por meninas após sua iniciação na idade adulta e por mulheres imediatamente após o parto. Acredita-se que o pano tenha o poder de absorver as forças perigosas liberadas nesses momentos significativos.
Os desenhos que adornam o bogolan muitas vezes carregam um grande significado cultural. Os símbolos podem referir-se a objetos inanimados, eventos históricos, assuntos mitológicos ou provérbios. Um padrão popular refere-se a uma famosa batalha do século XIX entre um guerreiro do Mali e as forças coloniais francesas. Outros padrões retratam crocodilos, um animal significativo na mitologia Bamana, e tambores falantes usados para estimular os guerreiros Bamana para a batalha. Os artistas podem escolher entre uma ampla variedade de motivos, que empregam em várias combinações para produzir uma única peça de tecido.
Cada pano apresenta em média as seguintes medidas:
Este produto já não tem stock. Podes-nos enviar um pedido para mais informações.
Este produto não está disponível de momento. Pode-nos enviar um pedido de informações.