O panu di tera é um tecido elaborado artesanalmente com linha de algodão no tear manual, mas por falta de matéria-prima local, são agora utilizadas linhas importadas do Senegal.
Nos séculos XVI – XVIII, devido à boa qualidade do tecido e a riqueza de desenhos geométricos o panu di tera chegou a exercer as funções de moeda no comércio da Costa Africana. O panu di tera ganhou o prestígio de tal forma que a sua utilização era mais frequente nas classes nobres. Apenas as classes nobre tinham possibilidades de utilizar vestuários confecionados em algodão.
Na atualidade, em resultado de conservação das influências africanas e portuguesas, este elemento constitui uma das mais expressivas manifestações culturais e artísticas do arquipélago Cabo-verdiano.
Atualmente o panu di tera (crioulo: pánu di téra) é entendido como os panos trançados que as mulheres de Santiago usam à volta da cintura durante a dança do Batuku para salientar os movimentos do corpo, para amarrar a cabeça, ou carregar as crianças.
Os panos apresentam as seguintes medidas:
Largura (cm)
Comprimento (cm)
Pano com 1 (uma) tira
15
132,5
Pano com 3 (três) tiras
45
130
Pano com 4 (quatro) tiras
61.5
120
Pano com 5 (cinco) tiras
76
Pano com 6 (seis) tiras
91.5
103
Este produto já não tem stock. Podes-nos enviar um pedido para mais informações.
Este produto não está disponível de momento. Pode-nos enviar um pedido de informações.