Cabo-Verde

Panos di Tera - Preto

€60,00
Cabo-Verde

Panos di Tera - Preto

€60,00
T1014
10

O panu di tera é um tecido elaborado artesanalmente com linha de algodão no tear manual, mas por falta de matéria-prima local, são agora utilizadas linhas importadas do Senegal.

Nos séculos XVI – XVIII, devido à boa qualidade do tecido e a riqueza de desenhos geométricos o panu di tera chegou a exercer as funções de moeda no comércio da Costa Africana. O panu di tera ganhou o prestígio de tal forma que a sua utilização era mais frequente nas classes nobres. Apenas as classes nobre tinham possibilidades de utilizar vestuários confecionados em algodão.

Na atualidade, em resultado de conservação das influências africanas e portuguesas, este elemento constitui uma das mais expressivas manifestações culturais e artísticas do arquipélago Cabo-verdiano.

Atualmente o panu di tera (crioulo: pánu di téra) é entendido como os panos trançados que as mulheres de Santiago usam à volta da cintura durante a dança do Batuku para salientar os movimentos do corpo, para amarrar a cabeça, ou carregar as crianças.

Os panos apresentam as seguintes medidas:

Largura (cm)

Comprimento (cm)

Pano com 1 (uma) tira

15

132,5

Pano com 3 (três) tiras

45

130

Pano com 4 (quatro) tiras

61.5

120

Pano com 5 (cinco) tiras

76

130

Pano com 6 (seis) tiras

91.5

103


Apenas 10 unidades restantes deste produto

Pode também estar interessado em