MUMUYE PEOPLE

Mascára Mumuye

€550,00
MUMUYE PEOPLE

Mascára Mumuye

€550,00
AAL1317
1

Os Mumuye vivem no nordeste da Nigéria e são considerados culturalmente resistentes. 

Além destas figuras protetoras e ancestrais procuradas e valorizadas, os Mumuye também têm máscaras de brasão animal, como a atual, pertencentes aos rituais de iniciação dos jovens. Estas são chamadas máscaras 'va' ou 'vabo' e são usadas em cima da cabeça. 

A sociedade Mumuye está dividida em muitas faixas etárias, e cada um destes grupos tem uma máscara animal feita para os seus rituais de iniciação (um macaco, búfalo, elefante, leopardo, etc.).

A máscara de crista atual do Mumuye retrata uma cabeça de macaco. É esculpida em madeira leve, de cor clara, e branca colorida, azul-preta e avermelhada-castanho. É totalmente moldado em consonância com o cânone tradicional de formas. Com grandes olhos tubulares redondos, entre os quais há um nariz muito estreito, curto e arredondado acima da boca de macaco aberta e quase em forma de funil. O 'penteado', ou, mais adequadamente, o pelo de macaco, está disposto de forma a criar formas multicolores 'pisadas', ou 'sobrepostas'. Assim como é apropriado para este tipo de máscara. 

Uma peça perfeitamente moldada, com alguma cor gasta devido à idade nas áreas brancas e nas bordas. E ainda com uma excelente pátina de uso, especialmente no interior do 'capacete'.

Apenas 1 unidades restantes deste produto

Pode também estar interessado em